quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOTAS E ANEDOTAS

Hoje fui levar MC para tirar sua Carteira de Identidade, pois convenhamos que é o hell carregar Certidão de Nascimento para lá e para cá, especialmente se você já carrega malas, a criança e a sua bolsa, que é um poço sem fundo. CI você coloca junto com a sua e tudo ótimo no embarque.

A parte desinteressante do processo todo é que aqui em Minas Gerais você paga 9,99 pelo serviço, e o Estado não te devolve o troco. Sim, não devolve. Somando-se 0,01 de alguns milhares de pessoas, o dinheiro fica com quem? Seria mais honesto colocar 10 reais na DAE.

E eu que não me contento com esses absurdos sociais, resolvi perguntar a atendente como que faz a pessoa para se registrar civilmente se ela não tem recursos, aqui em Minas, pois em são Paulo, por exemplo, a primeira via é emitida de forma gratuita. A resposta foi um processo tão lento e burocrático que é preferível você arcar com os 10 reais do que arcar com o deslocamento e o tempo perdido.

Essa situação ainda me fez relembrar um outro fato que presenciei terça. Uma pessoa que não 10 reais para fazer cópias d eum processo para defender seus interesses.

Estava no setor de arquivos do fórum e uma mulher queria saber da atendente se ela tinha que procurar a defensoria para que um defensor pedisse ao juiz cópias gratuitas do processo. Se algum colega estiver lendo, por favor me informe, mas eu nunca vi o Judicário fornecer cópias gratuitas a interessados. Se você desarquiva, você pode manusear, fazer cópias tirar fotos, escanear, mas tudo corre por sua conta.

A mulher (eu quse morro de dó) queria que a declaração de pobreza que ela fez para que não precisasse pagar os 8 reais da taxa de desarquivamento também desse a ela o direito de ter as cópias. Como disse, nunca via algo parecido, já que a declaração te isenta das custas decorrentes do trâmite processual.

Vendo a situação eu me intrometi tentando dar a ela alternativas.

primeiro eu expliquei que nunca via isso. Depois expliquei que se ela tinha interesse em ter acesso rápido aos autos, que ela pegasse então uma máquina digital e fotografasse o que fosse a ela conveniente, mas ela também não tinha máquina digital. Ela me disse também, que se fosse, por exemplo, um processo de 100 páginas, que ela não tinha 15 reais para custear o serviço. Dura realidade braisleira.

Finalmente sugeri, após ela me dizer que era uma família inteira interessada, falei para ela desarquivar, voltar no arquivo, ver quantas páginas seriam copiadas, verificar o custo e ratear entre todos os interessados, pois se ela fosse pedir defensoria, para depois pedir ao juiz, senta e espera para no final não ter, provavelmente.

NOTINHAS CURTAS

1. Amanhã MC vai ao circo em excursão da escola. O mesmo, do Marcos Frota, que levei ela em setembro. Estou rezando para que dessa vez ela chore pouco, sem soluçar. hehehehehehehe

2. Ontem foi dia de neuro, de renovar receita, e tudo isso em 5 minutos. Até aí, ok. Também, desta vez, fui preparada e devidamente medicada para a espera mínima de duas horas para o atendimento. Levei meu livro e fui estudar. Sentei numa mesa que tem na junção de dois corredores (ele atende em um grande hospital daqui), abri meu livro e comecei a leitura. Até aí tb ok. O que não estava dando é para suportar uma maldita que precisava muito de um psiquiatra e estava consultando com a pessoa errada, pois além dela GRITAR no corredor de um HOSPITAL, ela ENSINOU aos ouvintes (sim, os que queiram e não queriam ouví-la) sobre como lidar com as empresas, sendo um empregado, como lidar com o INSS em perícias médicas e requisição de benefícios e, finalmente, como lidar com um ex em que ela foi chifrada e que hoje ela é sustentada graças a pensão da filha. ela bateu no peito ensinando essa última. Lembrou-me alguém que conheci e não quero voltar a ver. hehehehehehe... Eu só torcia para que ela fosse atendida logo, quando ele chegou e inicou as consultas. Para minha falta de sorte, já ouvindo a megera por 2 horas seguidas sem que ela respirasse, ela foi a quinta, ficou 25 minutos lá dentro. Depois dela adivinha a vez de quem era?

3. MC acha que é audlta. Já me avisa, quase todos os dias do seguinte: "Hoje eu vou dirigir, vou te levar na escola e você vai sentar na cadeirinha, lá atrás". Nem o voltante top, que passa marcha, emite sons e tme jogos serve de consolo. É uma batalha diária convencê-la do contrário. kkkkk

Beijos a todos e ótima sexta.

Nenhum comentário: