quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cooking: pão de hamburguer (tipo mcdonalds)

Na ocasião da festinha da Cacaia que fiz na escola, prometi as receitas de hamburguer e do pão que o acompanha. Postei somente da carne, como podem perceber.

Na época decidi fazer tudo por querer mesmo. Pesquisei na internet uma receita de pão que se remetesse ao pão da rede, que sim, considero um pão saboroso. E eu não sou nada especialista em fazer pães, pelo contrário, é uma das poucas habilidades que não domino bem na cozinha.

Daí pesquisei e a receita mais interessante e achei no TUDO GOSTOSO, que reduzi pela metade, para dar exatamente a quantidade que necessitava. A receita original dá 24 pães grandes, eu queria uns 30 mini.

Vamos lá?

INGREDIENTES

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico fresco (já fiz com o seco e o resultado foi idêntico. Basta fazer a proporção da embalagem)
1 xícara de chá de água
1 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de margarina
Gergelim branco

MODO DE PREPARO


Junte o fermento e o açúcar (no caso do fresco, a mistura dos dois fica líquida). Depois junte a água.

Por uma questão de praticidade, juntei a mistura e os demais ingredientes (exceto o gergelim) no processador e bati por 2 minutos.






A mistura dos ingredientes eu coloquei em uma vasilha, onde fui adicionando farinha e sovando até atingir a consistência para modelar os pãezinhos.





Após sovar, deixei descansar de 20 a 3 minutos e modelei os pa~ezinhos em tamanhos e quantidades para as crianças (com média de 3 anos) comerem.






Pincele com ovo batido (com um pouco de café, que fica mais moreninho) e salpique gergelim. Deixe crescer ou dobrar de volume por aproximadamente 1 hora.

Leve para assar até que fique douradinho.



Monte os hamburgueres de aocrdo com seu gosto.


Pouco antes de me mudar de casa em Paracatu mesmo, montei na versão adutlo com queijo processado sabor cheddar e com cebola picadinha caramelizada com um toque de molho inglês. Foi aprovado lá em casa.

Beijos e bora cozinhar minha gente!

Nenhum comentário: