terça-feira, 9 de novembro de 2010

COOKING: Nuggets (FRANGUINHOS)

MC sempre curtiu Nuggets e sinceramente, de todos os comercializados, o do Mcdonalds é o que mais se aproxima de frango verdadeiro, gostoso e temeprado.


O dia que eu contei lá em casa que eu mandava nuggets tradicionais, o da caixinha, na merenda da escola, quase fui morta pelo meu querido tio Marcelo, que é o dindo dela.

Achei então uma questão de honra pesquisar receitas e fazer meus próprios nuggets que a minha princesa singelamente chama de FRANGUINHOS.

Então vamos lá:

INGREDIENTES

1,5 KG de filé de peito de frango picado em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de amido de milho
Temperos (o de sua preferência e que combine com frango, para temperar a mistura inicial)
Óleo de sua preferência ou azeite para modelar
5 litros de água fervente para o pré-cozimento
2 cubos de caldo de galinha
1 maço de bouequet garni (louro, alecrim, salsa, tomilho, etc - qualquer tempero de sua preferência amarrado como um bouquet de rosas)
1 a 2 ovos
Um pouco de leite
Fubá fininho para empanar


MODO DE PREPARO

Processe todo o filé de peito de frango com a cebola e o alho no processador, até ficar uma mistura homogênia, lisa e bem triturada.
Acrescente á massa processada o tempero de sua preferência e o amido de ilho e amsse com as mãos até incorporar todos os ingredientes de forma homogênea.



Após, coloque a água, o caldo de galinha e o bouquet garni no fogo para iniciar o processo de fervura em um caldeirão grande.
Enquanto isso, modele a massa passando óleo ou azeite nas mão, no estilo nuggets, no tamanho de sua preferência. Vá reservando.



Após modelar toda a massa, vá jogando em poucas unidades, de acordo com o tamanho de sua panela, os nuggets.



Observe e retire-os quando boiarem, como nhoque. Escorra e reserve.



Bata os ovos com um pouco de leite e coloque o fubá em outro recipiente.



Passe o nuggets modelado na mistura de ovo/leite, depois empane no fubá e reserve.



Após, você escolhe o destino: fritar, assar (de preferência utilizando grill no fim do processo) ou congelar e retirando conforme seu desejo, fritando ou assando.

Bom apetite e bom lanche.


NOTAS E ANEDOTAS

1. Eu custei a entender a lógica dof acebook, mas enfim, é interessante. Eu gostei mesmo foi de uma campanha promocional da Nextel, onde você monta o seu próprio vídeo, como eu fiz com o meu:

http://bit.ly/9RTpRO

2. Quando é que esse Lula e esse partido de quinta vão reconhecer seus próprios erros? Da série Lula: "o ENEM foi um sucesso".

Excelente terça.

Nenhum comentário: