quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ETAPA 1

Ontem comecei a investigar se as angústias day by day que me acometem são realmente de origem do TDAHI.

A primeira consulta e ainda não sei mais quantas (ai meu bolso) foi muito interessante e gostei bastante da abordagem do Dr. psi (oh, sim, um psiquiatra. ainda não estou louca, mas TDAHI também é objeto de tratamento dessa área, além de neuros, psicólogos e afins).

Inicialmente houve uma conversa, anotações básicas e informações básicas sobre família, marido, filha, pai da filha, criação, educação na primeira e segunda infância, na faculdade, aplicação de um teste e o pedido incial dele em 3 coisas:

1. praticar um esporte;
2. tomrar religiosamente e direitinho todas as vitaminas de reposição pós-bariátrica;
3. regular direitinho junto com a Su (minha frienda e oftalmo preferida) a vitamina A.

No mais, tenho que retornar (ah sim, não é retorno, é consultar - e pagar -de novo) após a realização de um exame (uma espécie de eltro do cérebro, que se faz em repouso) para que ele possa terminar o diagnóstico e intervir, talvez com medicamento na parte da desatenção, e somente o esporte me segura na parte da hiperatividade/impulsividade.

No fim da consulta me deu um misto de felicidade e vontade de chorar. Não que seja isso finalmente a solução de todos os meus problemas, mas um norte pelo menos já é e do fundo do meu coração me assustei bastante de ser isso tudo aí. É estranho ouvir do médico o seguinte, apontando pro seu teste, que "como você quer que o mundo inteiro te aguente?".

Clarooo que ele brincou, mas é sem dúvida uma parte muito angustiante, afinal, imagina, que no momento que eu estou escrevendo isso aqui, conversava com a Rafa e o Rolf's no MSN, o contador me enviava uma DBE, terminava um comentário em outro blog, lembrava de dar os medicamentos da minha filha que está com sinusite e também, também, esqueci uma água fervente no fogão, porque ainda não tomei meu café e, consequentemente, nem as minhas vitaminas. Pelo menos, leitor amado, você conseguiu respirar?

O teste que fiz ontem, fuçando na net hoje, eu encontrei algo parecido e antes que você leia e para que voc~e entenda porque ele já me disse que sou brava, eu respondi a quase totalidade das perguntas ao sempre e quase sempre, que no questionário do Dr. Psi equivale a frequente e muito frequentemente.

PRIMEIRA PARTE - DESATENÇÃO

Questão: 1. Tem dificuldade em prestar atenção a detalhes. Comete erros em coisas simples, por falta de atenção.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 2. Tem dificuldade em manter a atenção concentrada, especialmente em situações cansativas ou pouco interessantes (palestras, aulas, reuniões, conversas, etc.)
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 3. Costuma deixar tarefas e projetos inacabados, mesmo que já tenha feito boa parte deles ou as partes mais difíceis. Demora muito para começar uma tarefa/tende a adiar o início.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 4. As pessoas se queixam que você não presta atenção ao que elas falam. Acha difícil acompanhar uma conversa sem se distrair.
Nunca / Quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 5. Tem dificuldade com organização - do tempo, das atividades, em estabelecer prioridades e realizar o que planeja.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 6. Tende a evitar/adiar atividades ou tarefas que exijam atenção concentrada por muito tempo.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 7. Costuma perder coisas ou esquece onde foram guardadas - chaves, documentos, papéis, objetos pessoais, etc. Esquece nomes de pessoas e compromissos.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 8. Costuma distrair-se com muita facilidade - qualquer coisa rouba sua atenção: barulhos, pessoas ou até mesmo seus próprios pensamentos.Parece estar sempre no "mundo da lua".
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 9. Costuma esquecer compromissos e obrigações, inclusive coisas simples e óbvias.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre

SEGUNDA PARTE – HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE
Questão: 1. Tem dificuldade em ficar parado, está sempre balançando as pernas, mexendo as mãos, se contorcendo.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 2. Tem dificuldade em ficar sentado quieto, sente vontade de levantar, andar ou se mexer, mesmo quando não é adequado (em reuniões, aulas, cursos, igrejs, etc.).
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 3. Acha difícil relaxar e permancer tranquilo, mesmo quando tem tempo livre. Sente inquietude interior e sempre procura alguma coisa para fazer.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 4. Tem dificuldade / não gosta de atividades de lazer tranquilas ou "paradas". Prefere situações movimentadas e agitadas.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 5. Tem muita energia física, parece estar "ligado na tomada" o tempo todo.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 6. Costuma trabalhar, falar e eventualmente compar demais.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 7. Responde a perguntas de forma precipitada ou interrompe outras pessoas, antes delas acabarem de falar. Em provas, pode responder de forma precipitada, sem prestar atenção à pergunta ou entrega sem revisar.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 8. Tem dificuldade em esperar sua vez, em conversas, filas, restaurantes, etc.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre
Questão: 9. Interrompe outras pessoas, sem se importar com o que elas estão fazendo, tanto em conversas quanto no trabalho, com os amigos ou em casa. Não sabe esperar.
Nunca / quase nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre / quase sempre

O caminho será longooooo, mas quem sabe em breve posso estar respondendo à pergunta do Rodrigo, nos meus quase 30: "amor, o que você quer fazer?"

Beijosmeliguem.

Ps. Sobre a prática do esporte, como boa quase portadora de TDAHI ainda estou me deicdindo o que fazer, como fazer, onde fazer e quando começar a fazer, porque a prática do esporte é uma das mil e uma coisas projetadas que omeço e não termino. ele me disse que o objetivo é passar do terceiro mês que depois você acostuma e quer mais e o esporte me ajuda a descarregar essas coisas que fazem com que o mundo não me aguente. Entendue? hehehehehehehehehehe

Nenhum comentário: