sábado, 27 de novembro de 2010

A importância de ver que o Estado não tem só burocratas em sua gestão

Essa semana conclui uma parte "investigativa" de um processo de execução fiscla que um cliente do meu tio está respondendo.

E execução é por débitos de IPVA de um veículo que foi apreendido em 2001 e a única coisa que faltava para eu fechar as provas de que a cobrança é idenvida e ilegal era descobrir onde o carro estava.

Como se tratava de um carro apreendido numa operação da PF que apreendeu drogas e prendeu traficantes, a justiça decreta o perdimento do bem a favor da União e o veículo deve ser convertido em espécie, através de leilão, e o dinheiro aplicado num fundo para o combate às drogas.

Como parte do dinheiro (a maior dele) é revertido para o programa estadual, aqui em Minas tem uma secretaria específica que fica com a guarda dos bens e promove os leilões, para a manutenção dos programas.

Como os leilões são escassos, foi fácil localziar o do veículo, que foi ano passado. E o bendito não foi arrematado.

Fui no órgão que está com ele e me impressionei com a qualidade do atendimento que o direitor me prestou.

Primeiro, ele lembrou do carro pelas características. Segundo, ele teve plena vontade em me ajudar, desde a primeira ligação que fiz ao órgão até o atenidmento pessoal que me foi dado. Terceiro, eu cheguei lá e ele me entregou um calhamaço de documentos, devidamente copiados, para que eu pudesse resolver o problema do meu tio com o cliente dele.

Ele é a personificação de que ainda há saída na máquina estatal, desde que não hajam burocratas.

Excelente sábado.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pensamentos soltos

    • O novo Mineirão (www.novomineirao.mg.gov.br), com inauguração prevista para 1º de janeiro de 2013, prevê um estádio ultramoderno e completamente diferente do que alguns belorizontinos e mineiros freuqnetaram durante anos, desde sua inauguração. Eu só vi a capa do site do empreendimento, juntamente com uma análise o link LOCALIZAÇÃO E ACESSO, que fala da duplicação da Av. Antônio Carlos e ignora qualquer melhoramento na Av. Carlos Luz. Mesmo com a duplicação, naquela região a Ac é intrafegável e o que dirá ignorarem a Carlos Luz? Sério gente, não arrisquem a ver jogos da Copa aqui. Vocês irão ficar no trânsito.
    • Joaquim Barbosa, o Joca, encerra logo as perícias do processo do Mensalão e abre prazo aos 38 acusados para apresentarem suas alegações finais. Diz a notícia que ele levará quase um ano para proferir seu voto e aí sim, o processo irá a julgamento no pleno do STF. Um ano para votar Joca? Toma vergonha na cara, coloca a birita de lado e dê uma resposta satisfatória e célere à sociedade, companheiro!
    • Você chega a pagar taxas absurdas para prestar concurso público e te colocam apra fazer provas em escolas de nível fundamental. Daqui a pouco essas instituições nos colocam em escolas da educação infantil. Já estou me acostumando a sentar em cadeiras da sala da MC.
    • Surreal também é um concurso que acho que vou prestar dia 19/12, no Rio. Fiz a inscrição mas o programa me cobra conhecimentos em direito marítimo (oi?) e a oferta é de vaga única para o vencimento (de fome) de menos de 2 mil, para tabalhar 40 horas por semana. Cadê a OAB gente?
    • Cristóvão Buarque apresenta um projeto de lei para incluir na Constituição o direito à felicidade dentre os direitos sociais. Estou imaginando como ele vai conseguir definir juridicamente o bem felicidade e, se isso passar, se eu ajuizar um ação requerendo da dilma um milhão por um ano de minha plena felicidade eu ganho. 
    • Alguém me conta em quanto tempo eu consigo me condicionar para correr 1.800 metros em 12 minutos?
    • Finalmente, tem meses que eu não como goiaba e a última vez eu postie o fato aqui. Acabei comendo ontem, será que lembrarei dela nos próximos dias?

Fim de ano

Naturalmente essa época do ano é das mais complicadas. As pessoas ficam meio enlouquecidas por todos os lugares, as chuvas se iniciam (hoje mesmo as inundações tomaram conta de importantes acessos viários), as lojas se enfeitam, você participa de diversos amigos oculto e aí o ano termina e fica aquela ressaca tenebrosa de janeiro.

Especialmente para mim as comemorações se agravam porque a MC nasceu no dia 24 de dezembro, data agradabilíssima para comemorar na escola, para comemorar em família e etc e tal. É HORRÍVEL marcar essas datas e não permitir que as outras pessoas confundam o dia dela com a véspera de Natal.

Esse ano eu resolvi fazer algo decente, especialmente arquitetado por mim, com a ajuda de algumas pessoas especiais, já que ano passado eu fiz comemorações pré-prontas e acabou que o dia dela ficou confuso com a data da véspra natalina, o que me entristeceu e me frustrou, já que fui incapaz de proporcionar a ela o dia dela, especialmente com a nossa família.

Na escola eu agendei para a semana que vem, com uma oficina de cupcake para todos os amiguinhos da sala dela. Encomendei umas caixinhas com Lu Brasil, fiz avental e chapéu de mestre cuca em tnt e eva para cada um deles e não sei se darei conta, mas me comprometi.... hehehehehehe..... Aí para tornar mais especial o clima de comemoração e também o de uma nostalgia muito gostosa eu optei por convidar, dentre as duas pessoas que eu posso levar comigo nesse dia, meus dois amigos de infância e de escola (a MC estuda onde eu estudei a vida toda): Fred e Carol. Eles estão verificando agendas e espero que dê certo, já que em família todos estarão ausentes: gestão atual, avós, tias, todos trabalhando e/ou viajando na data.

Na comemoração em família, que será após o Natal, mantenho a surpresa, jáque quero caprichar nos detalhes e no carinho e amor que tenho pela minha pequena, fazendo desse momento algo aconchegante, inesquecível e especial com as pessoas que mais amamos e que estão conosco todos os dias, bem no estilo casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza... hehehehehehe

Em relação ao fim do ano em si, esse ano estou bem mais desnaimada que o habitual, apenas particpando do esquema natural, seja entre amigos, seja entre família, e indo com a maré, já que entre todos esses compromissos, eu tenho lá uma tonelada de provas até fevereiro.

E abrindo um parênteses aqui, aproveito para contar que na prova d edomingo, que o gabarito só sai dia 25, ainda não sei como foi meu desempenho teórico, mas em relação a minha concetração e o meu controle da ansiedade e desespero, tenho que dizer que tirei nota 100. O resto é consequência, o amis importante foi iniciar essa etapa que com certeza represneta muito em minha vida.

Grande beijo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIDA DE MÃE

Não sei com outras pessoas que vivem essa aventura da maternidade, mas comigo ultimamente tem sido assim.

Sempre que necessito me ausentar para algo diferente, ou importante, que não posso trazer comigo a MC (o que é bem raro, diga-se), acontece algo diferente que me deixa com o coração apertado e com o físico em frangalhos.

No fim de outubro estava com uma viagem marcada já há dois meses e no dia da minha viagem ela cai no chão e bate a boca, onde ficou bastante inchado e alguns cortes minúculos ficaram visíveis. Acabei indo porque ela ficou aos cuidados da bisa, mas sabe quando você curte algo com a cabeça toda bagunçada de preocupação?

Essa última semana fomos para Vitória, casa de mamis, já que eu fiz prova de concurso ontem pela manhã.

Sábado, saindo do salão e chegando na prai para encontrá-la, vejo a MC deitada enroladinha em uma toalha, toda protrada, e já estava assim há 20 minutos. Saimos da praia para almoçar e a menina abate de vez, quando pego, com certeza para lá de 39 graus a temperatura. Saio na farmácia ao lado do restaurante e compro um aboa e velha dipirona, faço a medicação e a febre cedeu.

Quando eu pensei que já estava tudo ok, a noite foi então longa. Febre, medicação, preocupação. Sai para fazer prova, novamente coração na mão.

Quando minha mãe foi me buscar, pela hora do almoço, propôs de voltar de carro, pois não nos deixaria voltar de bus naquela situação, para Bh, e avião em Vix é algo surreal, principalmente se for para "agora".

Socamos tudo nas malas e partimos. Na estrada, mais um pico. Dipirona. abaixa. Chegamos por volta das 22:30, dormimos. De novo, as 4 da madrugada, febre, mas dessa vez fiz Ibuprofeno pois ela se queixou de dor na cabeça.

Hoje ela acordou bacana, mas a carinha de abatimento corta o coração. O jeito é leva-la à pediatra.

Espero que esse quadro não se prolongue, pois eu tenho provas nos próximos dois finais de semana, folgo, um, depois outra. E o mês de janeiro todo. papai do céu podia colaborar e me dar um alívio nessa vida de mãe, pois as vezes essa rotina de estar sozinha é muito pesada, mas o que não fazemos por nossos bebês, não é mesmo? (já me pego escutando a MC me corrigindo: "não sou bb mamãe, sou criança!").

Beijos e excelente semana a todos.

Ps. Parabéns Rodrigo, muitas felicidades.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quando os 2 têm

Estava lendo alguns textos na net sobre o TDAHI em relaiconamentos afetivos, após ler o texto da Thaty do "Entre Fraldas e livros" que está linkado ao lado.

Nas minha sleituras e fuçansas acabei encontrando isso, de um blog (http://piratinha.wordpress.com/2007/06/22/10-coisas-que-adultos-com-tdah-gostariam-que-seus-suas-parceiros-as-soubessem/):



10 coisas que adultos com TDAH gostariam que seus (suas) parceiros (as) soubessem

  • Eu sou uma pessoa, eu tenho sentimentos e capacidade para dar e receber amor e eu anseio por compaixão, compreensão e cuidado na minha vida assim como você. Meu processo de pensar e meu estilo de aprender são diferentes, mas isso não muda minhas necessidades emocionais
  • Lembre-se de encontrar prazer no fato de eu ser único
  • Nunca assuma que uma palavra sem cuidado foi intencional até ter conversado sobre isso comigo
  • Aprenda o máximo que puder sobre o TDAH. Esse aprendizado me dará credibilidade.
  • Conheça meus atributos positivos e meus pontos fortes e não se prenda às minhas faltas ou deficiências.
  • Eu tenho TDAH e eu não posso fugir ou acabar com ele. Eu posso, entretanto, aprender como gerenciar os sintomas. Alguns dias eu estarei melhor que outros.
  • Eu não uso TDAH como desculpa!!!!

  • TDAH pode me deixar distraído. Se você tiver alguma coisa importante para conversar comigo, por favor, deixe para fazê-lo quando as distrações forem mínimas. Sente-se comigo, desligue a TV e tenha certeza de que as crianças estão no quarto.
  • Afirme que sou amável e que você me ama apesar das minhas falhas.
  • Pelo fato de eu ter TDAH, não conclua que todos os problemas da relação são minha culpa. Conheça suas responsabilidades pelas dificuldades e tome ações para corrigir isso. Tratar-me como um parceiro em pé de igualdade demonstra que você me respeita como pessoa.
Eu adorei, mas o que ando procurando mesmo é literatura sobre casais em que ambos são portadores do transtorno.

Alguém me ajuda?

NOTAS E ANEDOTAS

Hoje fui levar MC para tirar sua Carteira de Identidade, pois convenhamos que é o hell carregar Certidão de Nascimento para lá e para cá, especialmente se você já carrega malas, a criança e a sua bolsa, que é um poço sem fundo. CI você coloca junto com a sua e tudo ótimo no embarque.

A parte desinteressante do processo todo é que aqui em Minas Gerais você paga 9,99 pelo serviço, e o Estado não te devolve o troco. Sim, não devolve. Somando-se 0,01 de alguns milhares de pessoas, o dinheiro fica com quem? Seria mais honesto colocar 10 reais na DAE.

E eu que não me contento com esses absurdos sociais, resolvi perguntar a atendente como que faz a pessoa para se registrar civilmente se ela não tem recursos, aqui em Minas, pois em são Paulo, por exemplo, a primeira via é emitida de forma gratuita. A resposta foi um processo tão lento e burocrático que é preferível você arcar com os 10 reais do que arcar com o deslocamento e o tempo perdido.

Essa situação ainda me fez relembrar um outro fato que presenciei terça. Uma pessoa que não 10 reais para fazer cópias d eum processo para defender seus interesses.

Estava no setor de arquivos do fórum e uma mulher queria saber da atendente se ela tinha que procurar a defensoria para que um defensor pedisse ao juiz cópias gratuitas do processo. Se algum colega estiver lendo, por favor me informe, mas eu nunca vi o Judicário fornecer cópias gratuitas a interessados. Se você desarquiva, você pode manusear, fazer cópias tirar fotos, escanear, mas tudo corre por sua conta.

A mulher (eu quse morro de dó) queria que a declaração de pobreza que ela fez para que não precisasse pagar os 8 reais da taxa de desarquivamento também desse a ela o direito de ter as cópias. Como disse, nunca via algo parecido, já que a declaração te isenta das custas decorrentes do trâmite processual.

Vendo a situação eu me intrometi tentando dar a ela alternativas.

primeiro eu expliquei que nunca via isso. Depois expliquei que se ela tinha interesse em ter acesso rápido aos autos, que ela pegasse então uma máquina digital e fotografasse o que fosse a ela conveniente, mas ela também não tinha máquina digital. Ela me disse também, que se fosse, por exemplo, um processo de 100 páginas, que ela não tinha 15 reais para custear o serviço. Dura realidade braisleira.

Finalmente sugeri, após ela me dizer que era uma família inteira interessada, falei para ela desarquivar, voltar no arquivo, ver quantas páginas seriam copiadas, verificar o custo e ratear entre todos os interessados, pois se ela fosse pedir defensoria, para depois pedir ao juiz, senta e espera para no final não ter, provavelmente.

NOTINHAS CURTAS

1. Amanhã MC vai ao circo em excursão da escola. O mesmo, do Marcos Frota, que levei ela em setembro. Estou rezando para que dessa vez ela chore pouco, sem soluçar. hehehehehehehe

2. Ontem foi dia de neuro, de renovar receita, e tudo isso em 5 minutos. Até aí, ok. Também, desta vez, fui preparada e devidamente medicada para a espera mínima de duas horas para o atendimento. Levei meu livro e fui estudar. Sentei numa mesa que tem na junção de dois corredores (ele atende em um grande hospital daqui), abri meu livro e comecei a leitura. Até aí tb ok. O que não estava dando é para suportar uma maldita que precisava muito de um psiquiatra e estava consultando com a pessoa errada, pois além dela GRITAR no corredor de um HOSPITAL, ela ENSINOU aos ouvintes (sim, os que queiram e não queriam ouví-la) sobre como lidar com as empresas, sendo um empregado, como lidar com o INSS em perícias médicas e requisição de benefícios e, finalmente, como lidar com um ex em que ela foi chifrada e que hoje ela é sustentada graças a pensão da filha. ela bateu no peito ensinando essa última. Lembrou-me alguém que conheci e não quero voltar a ver. hehehehehehe... Eu só torcia para que ela fosse atendida logo, quando ele chegou e inicou as consultas. Para minha falta de sorte, já ouvindo a megera por 2 horas seguidas sem que ela respirasse, ela foi a quinta, ficou 25 minutos lá dentro. Depois dela adivinha a vez de quem era?

3. MC acha que é audlta. Já me avisa, quase todos os dias do seguinte: "Hoje eu vou dirigir, vou te levar na escola e você vai sentar na cadeirinha, lá atrás". Nem o voltante top, que passa marcha, emite sons e tme jogos serve de consolo. É uma batalha diária convencê-la do contrário. kkkkk

Beijos a todos e ótima sexta.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

COOKING: Nuggets (FRANGUINHOS)

MC sempre curtiu Nuggets e sinceramente, de todos os comercializados, o do Mcdonalds é o que mais se aproxima de frango verdadeiro, gostoso e temeprado.


O dia que eu contei lá em casa que eu mandava nuggets tradicionais, o da caixinha, na merenda da escola, quase fui morta pelo meu querido tio Marcelo, que é o dindo dela.

Achei então uma questão de honra pesquisar receitas e fazer meus próprios nuggets que a minha princesa singelamente chama de FRANGUINHOS.

Então vamos lá:

INGREDIENTES

1,5 KG de filé de peito de frango picado em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de amido de milho
Temperos (o de sua preferência e que combine com frango, para temperar a mistura inicial)
Óleo de sua preferência ou azeite para modelar
5 litros de água fervente para o pré-cozimento
2 cubos de caldo de galinha
1 maço de bouequet garni (louro, alecrim, salsa, tomilho, etc - qualquer tempero de sua preferência amarrado como um bouquet de rosas)
1 a 2 ovos
Um pouco de leite
Fubá fininho para empanar


MODO DE PREPARO

Processe todo o filé de peito de frango com a cebola e o alho no processador, até ficar uma mistura homogênia, lisa e bem triturada.
Acrescente á massa processada o tempero de sua preferência e o amido de ilho e amsse com as mãos até incorporar todos os ingredientes de forma homogênea.



Após, coloque a água, o caldo de galinha e o bouquet garni no fogo para iniciar o processo de fervura em um caldeirão grande.
Enquanto isso, modele a massa passando óleo ou azeite nas mão, no estilo nuggets, no tamanho de sua preferência. Vá reservando.



Após modelar toda a massa, vá jogando em poucas unidades, de acordo com o tamanho de sua panela, os nuggets.



Observe e retire-os quando boiarem, como nhoque. Escorra e reserve.



Bata os ovos com um pouco de leite e coloque o fubá em outro recipiente.



Passe o nuggets modelado na mistura de ovo/leite, depois empane no fubá e reserve.



Após, você escolhe o destino: fritar, assar (de preferência utilizando grill no fim do processo) ou congelar e retirando conforme seu desejo, fritando ou assando.

Bom apetite e bom lanche.


NOTAS E ANEDOTAS

1. Eu custei a entender a lógica dof acebook, mas enfim, é interessante. Eu gostei mesmo foi de uma campanha promocional da Nextel, onde você monta o seu próprio vídeo, como eu fiz com o meu:

http://bit.ly/9RTpRO

2. Quando é que esse Lula e esse partido de quinta vão reconhecer seus próprios erros? Da série Lula: "o ENEM foi um sucesso".

Excelente terça.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EVERYTHING AND EVERYBODY...

Faz tempo que eu estou querendo escrever sobre o CLUBE DE AUTORES, um site de publicação e venda de obras independentes, onde o autor de responsabiliza pela publicação da obra, inclusive no que pertine a revisão ortográfica, design, formatação.

Conheci o CLUBE em uma das visitas que fiz a casa de Suzana, minha amiga carioquíssima, que me mostrou o livro de DarÍo, um colega médico dos tempos que eu usava o orkut. Com a minha saída do orkut, vim a conhecer as publicações dele na casa dela e achei muitíssimo interessante o que o site proporciona.

O DarÍo tem lá duas publicações: "Ortopedia: mitos e verdades" (http://www.clubedeautores.com.br/book/21181--Ortopedia_Mitos_e_Verdades) e "Dispensalismo: a atesdite crônica e reagudizada" (http://www.clubedeautores.com.br/book/28024--Dispensalismo_A_Atestadite_Cronica_e_Reagudizada).

A primeira é basicamente para leigos e muitíssimo interessante. O segundo também é, mas especificamente para a classe médica ou até mesmo quem trabalha com a área, de uma forma geral, pois trata da cultura brasileira em conseguir atestados sem estar doente e como o profissional lida com essa cultura.

Eu não adquiri essas obras, como disse eu folheei e li algumas passagens e trechos na casa da Suzana, mas recomendo triplamente.

Recomendo também a experiência concreta que tive com o site que é o livro de d. Gilda, mãe de suzana, que me presenteou com a obra. O livro se chama "Quando os deuses se diveretem" (http://www.clubedeautores.com.br/book/25030--Quando_Os_Deuses_Se_Divertem), e como eu me diverti!

Além de me deliciar quase 3 dias, e no final querendo mais, fico pensando o quanto temos talentos nesse País, mas por um problema congêntio de politiqueiros que entravam o acesso a cultura, não tem condições de mostrar seu trabalho ao mundo.

É fato que a publicação é mais cara que o normal, pois o autor disponibiliza a obra, mas a sua impressão e confecção é feita por demanda, o que elva o custo, já que não é feita em larga escala. Mas vale muito a pena!

NOTAS E ANEDOTAS

Mostrando meu jardim, que um dia eu comecie plantando grama, depois mudas de bananeira ornamental, fiz uns vasos de couve, temperos e etc e tal (mas que estão por enquanto alojados na casa de minha avó, por conta de algumas viagens que venho fazendo) e por fim, coloquei essas flores. Achei cute, só falta o portão. isso porque iremos nos mudar daqui em data breve... hehehehehe... mas enfim, valeu a terapia de plantar, cuidar e ver.



Ela fez uma pintura no rosto sexta e pediu para tirar fotos, aí perguntei para mostrar para quem e ela respondeu que era pro Rodrigo e para Tia Xufreti. Dou conta?



E aproveitando a ocasião, mostro para a Tia Suzana os adesivos que ela deu para a MC enfeitar o seu quarto. Fala se não ficou cute? Obrigada mais uma vez Tia Su!!!!




Sexta no salão a piriguete infatoadolescente que existe em mim baixou e olha no que deu: (quase 15 anos mais do que a idade recomenda para esta cor de esmalte... hehehehehehe)




Boa semana a todos!!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

RELEASE: ARACAJU

Passamos 3 dias na capital Sergipana para prestigiar o primeiro ano de Davi, filho de Manoela e Ronaldo, casal de amigos da gestão atual.

A cidade é bonita, bem cuidada de uma maneira geral e há muitas coisas interessantes a serem feitas para quem a procura como destino.

Ainda acho um pouco fora de mão, é difícil encontrar passagens aéreas a preços agradáveis, o que te obriga a planejar esse destino com a devida antecedência.

A curiosidade pessoal da viagem é o fato da gestão atual sera a cara-crachá do governador eleito, o tal de Marcelo Déda. Quando eu retornei e fui conferir no meu amigo google, eu fiquei bege. Olhem só:

                                                                  O ORGINAL
                                                                    A CÓPIA



São realmente parecidos e pensei até em motivar a gestão atual a pedir o reconhecimento da paternidade.... hahahahahahahahaha

Vamos então ao resumão.


CIDADE: Aracaju/SE

HOSPEDAGEM: Ainda vale a regra em olhar os banheiros, especialmente o chuveiro/ducha, e não se iludir com as fotos da internet que o hotel lhe coloca. Entretanto, é possível encontrar diárias com média a R$ 100,00/casal, de frente para o mar, com piscina e um bom café da manhã nordestino.

ONDE COMER:Pitu da Eliane tem pratos (especialmente moquecas) com pitu, um camarão bemmm acima d amédia em seu tamanho e de um sabor inigualável. A cidade tem um ponto turístico na orla de Atalaia conhecida como PASSARELA DO CARANGUEIJO, onde há uma infinidade de bares e restaurantes que oferecem carangueijos, frutos do mar, especialmente uma tal de lambreta, um tipo de ostra que nunca havia comido, além da carne de sol. Carangueijo eu comi onde pude e na forma que pude, além de provar a tal da lambreta, já que eu sou fã de ostra.

PASSEIOS: Com os compromissos sociais, ficamos mais no básico praia/comer/beber, entretanto, como a orla de Atalaia possui a característica de ser uma opção mais popular, fomos na indicação de pegar um táxi que nos levou no sentido sul da cidade, pelo litoral, e nos deixou numa praia exclusiva de um restaurante chamado PARATY, onde você fica de frente para o mar, com excelente estrutura, boa comida e cerveja gelada, além da opção de vários drinks incríveis. Esse lugar é ótimo para criança, pois as mesas ficam bem próximas da praia e eles ainda colocam uma sombrinha para protegê-las do sol, pois lá ele é castigante.

PRESENTES, BADULAQUES E ARTESANATO: achei os lugares que fui fraco neste item, mas acho que é porque eu não tive tempo de ir no MERCADO CENTRAL, que acredito me daria mais e mais opções. Entretanto, encontrei uma camisa para minhas queridas, onde nela foi serigrafado um trabalho a mão, contando a história do sertanjeo e culminando com a Festa de São João. Achei muito interessante.

DISTÂNCIAS: Belo Horizonte 1.591 km.